quarta-feira, 30 de setembro de 2009

PEFEs que sabem formar vínculos e valorizar sua opinião

SUA OPINIÃO É IMPORTANTE PARA ALGUÉM?

Nos pedem nossa opinião diretamente relacionado à proporção de confiança que sentem por nós. Seja em nosso conhecimento teórico ou prático sobre algo seja pela nossa experiência de vida.


Porém, tenho aprendido que a sabedoria da vida vêm a partir do quanto nos expomos e mantemos nosso posicionamento teórico por meio do nosso cmportamento. Assim as pessoas confiam em nossa opinião, principalmente, quando fazemos/agimos em acordo com o que falamos.

Ou vc seguiria todas as restrições que lhe foram impostas
por um médico que fuma????


Nós educadores somos exemplos em cada minutinho de nossa existência!
Q exemplos vc tem deixado?
São de justiça, respeito e honestidade?
Nossos alunos, filhos e sobrinhos nos seguem "tá le quá"...rs...(tal e qual)
como diria minha querida avozinha linda!!!

Uma 4a-feira produtiva e feliz, pra vc e pra mim!

terça-feira, 29 de setembro de 2009

PEFEs que aprendem na prática

CURSO DE BASQUETE ESCOLAR
EM NÍVEL INTERNACIONAL


Somente conseguimos ensinar quando sabemos/aprendemos algo!!

Na Clínica de Basquete realizada pela Secretaria Municipal de Esportes, no Centro Olímpico de Treinamento do Ibirapuera, em São Paulo, ficou evidente que esta modalidade tem visto seu público praticante diminuir dia-a-dia.

Para tornar esta informação mais concreta a profa. Zimmermann (Secretaria Municipal de Educação) mostrou números obtidos nas Olimpíadas Estudantis: uma diminuição na ordem de 15% na participação dos escolares, das escolas e, consequentemente, de equipes inscritas nesta competição.

Após inúmeras checagens com alunos, professores, técnicos e ex-atletas da modalidade chegou-se à seguinte conclusão: basquete é uma modalidade esportiva de alta complexidade, logo, o número de PEFEs que a domina é diminuto. Por consequência o processo de ensino desta bela modalidade esta se extinguindo!!!

Se você luta pelos animais em extinção abrace conosco a causa do: pratique Basquete e sinta o prazer de dominar a bola!!! rs....

Bem, como aqui nós só acreditamos na aprendizagem por emoção nosso curso de Basquetebol vai ser totalmente diferenciado: na prática, em quadra com arbitragem da nossa Árbitra Internacional Fátima Aparecida da Silva . Pois é!!!! Vamos jogar e nos divertir e, quando ela apitar um lance, juntam-se as duas equipes mais "os bancos" e m um círculo e ela explica o que aconteceu na jogada e como deve ser a correção. Fantástico, sim?? Esta é uma árbitra que trabalha de forma pedagógica e didática. Tudo o que vc aprender no curso poderá ser aplicado, diretamente, em suas aulas. Aproveite para incluir este conteúdo em seu projeto político pedagógico de 2010 e, assim, contribuir com a recuperação desta modalidade olímpica tão fascinante! Quem sabe as futuras Magic Paula, Hortências e Oscar Schimit não saiam das suas aulas, das suas mãos???

Vc precisa levar:
um livro de regras do basquete
(atualizado....) ou lê-lo junto com seu colega de equipe!!

APRENDER UMA MODALIDADE ESPORTIVA EVITA O ALZHEIMER E AJUDA A AMPLIAR O NÚMERO DE SINAPSES NERVOSAS!!!
Quer dizer: aumenta seu poder cognitivo!!! uau!!!
Vamos nessa??
Um curso especial para PEFEs que desejam aprender uma das modalidades mais bonitas!!! Todas são...rs...claro!!! Mas, temos que levantar esta bola, afinal é assim que começa este jogo!!

DOMINGO
DIA 15/11/09
das 9 às 12hs

15 vagas
apenas para PEFEs em regência na escola


Uma 3a-feira linda de chuva fértil e primaveril, pra vc e pra mim!!

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

PEFEs que alinham atividades extras com seu trabalho profissional

A VIDA PROFISSIONAL DEPENDE
(E ESTÁ ENTRELAÇADA)
COM A VIDA PESSOAL



Saber estas informações teoricamente ajuda mas,

o ideal mesmo, é experienciar isso! Ou seja: por em pratica o que se aprende!!!


Quem melhor do que uma mulher (q por sí só já é algo absolutamente complexo...rs...), profissional de alto nível, excelente mãe e maravilhosa esposa para afirmar a teoria na prática??


Esta é a querida Miriam Assis!!!

Lembra dela?

Então!! É uma das mulheres deste mundo com quem adoooooooro conversar porque, sem sombra de dúvidas, uma pessoa doce como ela, que está feliz em um casamento de 17 anos (seu maridão tb, pois falou pessoalmente isso pra mim dia destes...rs...), mãe de sensacionais preciosidades: Doroth (15), Laura (10) e Eliasaf (7), além de ser uma professora que admiro demais o trabalho que desenvolve é uma pessoa sensível, gentil, compreensiva, comprometida, dedicada e amável!!! Um astral raro de se ver (e conviver) hoje em dia!!! aaaaai Miriam, acho q vc é um exemplo de vida maravilhoso!!! Obrigada por me permitir "participar" desta sua "jornada" rs..!!!


A Miriam é um grande exemplo de pessoa que busca aprender com a vida para construir sua própria felicidade!! uau!!! Sou sua fã de carteirinha!!! Parabéns minha querida!!!


Bem, e com imensa felicidade (para mim e desejo q para vc tb!!), informo que ela aceitou ser a nossa: Crítica AENE de cinema!! Eeeebbbaaaa!!! por isso, abaixo, segue na íntegra, a sugestão dela:


Cláu,


(...) confira os filmes e comentários, como já disse vc tem liberdade para mudar acrescentar ou tirar o que precisar, ok? Beijão


Filmes para serem assistidos com uma boa companhia regados à muita pipoca e suco de laranja (hahahaha!), sem se esquecer de voltar aqui no blog para comentar o que achou! Eu mesma, achei um monte de coisa! MAS, fico sem graça de falar sozinha... heheheh


Então, geremos aqui uma discussão saudável! Divirtam-se e reflitam!


Os Delírios de Consumo de Becky Bloom

Comédia romântica onde uma jovem jornalista talentosa e cheia de sonhos tem seu destino interrompido por uma “compulsão por compras”. Cheia de dívidas, sem namorado, sem amigas e sem emprego, percebe o verdadeiro valor da vida. Vale à pena! Dá pra tirar muitas reflexões interessantes!


Fantástico sim?

Quando vc assisití-lo (eu tb irei!!), procure observar como o filme trata a questão da fuga da realidade (comum em quase todos nós atualmente), com a substituição de valores essenciais por "coisas"... Temas como consumismo, marketing, psicologia, auto-(des)conhecimento, aparência, solidão como espaço para reflexão ou sofrimento, pululam aos nossos olhos!! Depois, como a própria Miriam convida, vamos fazer um debate a respeito?? Aliás, fica aqui a perguntinha: algum destes temas influencia o desempenho dos alunos em nossas aulas??


Pra finalizar:

Sábado a Doth faz 15 anos!!! vivaaaaa!!

Parabéns querida!!
Que vc tenha sabedoria para fazer a viagem da sua vida uma experiência deliciosa!!!


Eu vim para ver as pessoas felizes, e vc???
Ps. Miriam querida e cada um dos/as leitores/as deste blog: muitíssimo obrigada pela participação de vcs na minha vida!!! É uma dádiva ver este blog completando uma ano nesta semana e ter vcs comigo!!! "Curtindo" as minhas invenções e participando de um sonho lindo que invento a cada dia para tornar a minha existência significativa para mim mesma!!!
É um prazer incomensurável compartilhar desejos, alegrias e felicidades com vcs!!
Sem plágio: AMO MUITO TUDO ISSO!!! eheheheheheh
Bj gde!!!
Ah! Pra quem não sabe: levei mais de uma semana testando programas de blog até, finalmente, me inspirar no blog no Jorge Lima para construir este, que é uma ponte para nossa alegria e entusiasmo diário!!! Para mim, uma forma de esvaziar esta loucura que pula, rola e grita aqui dentro, mais ou menos na altura do peito!!! rs.... Obrigada por serem excelentes companhias!!
Por isso, o texto da Miriam e cada mensagem que vcs deixam me é um enorme presente!!
Mega ultra hiper obrigada!!! rs...
aiaiaiaiaiai será q vou morrer de hipérbole??? kkkkk

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

PEFEs que entendem sobre corpo

PESQUISAR E GENERALIZAR RESULTADOS

As pesquisas buscando emagrecimento "mágico" continuam:
(e, em função da nossa ansiedade vão continuar por muito tempo...)

Observe que se fala em peso e massa corporal. Não se diferencia tecido adiposo e muscular...logo...pode ser redução de ambos... Isso pq é uma agência de notícias da FAPESP...

Observe a informação à seguir sobre tecido adiposo marrom:


Quem já estudou composição corporal sabe, muito bem, que tecido adiposo marrom inexiste em humanos adultos. Logo, caso a droga seja "comercializada", fica sem efeito em quem não for bebê... No tecido muscular...hummm... se aumenta o gasto energético ... será que é porque os músculos ficam contraindo involuntariamente??... caso seja a pessoa ficará tremendo??? É...pois para usar energia (aumentando seu gasto) é preciso que haja contração muscular.... (na íntegra aqui: http://www.agencia.fapesp.br/materia/11008/divulgacao-cientifica/molecula-contra-diabetes-e-obesidade.htm) Ratinhos não reclamam sabe? Eles não precisam segurar xícaras ou canetas...

Bem, talvez a maioria das pessoas nem ligue para este (d)efeitinho colateral...
Lembra daquelas que tomaram uma droga que impede a absorção de lipídeos e LITERALMENTE "evacuavam" lipídeo enquanto faziam alguma refeição????

No restaurante foram zilhares de vexames até "todos aprenderem"
Observe q o laboratório e seus pesquisadores sabiam...mas não contaram para ninguém...
É...vc acha q isso é ético?
Os pacientes é que, sozinhos, tiveram que aprender a lidar com o efeito colateral e decidir: só ingerir a droga qdo estivessem em casa ou com fraldas, no restaurante ou na casa de parentes e amigos...
q situação...
o ser humano realmente se submete a verdadeiros absurdos em função do imediatismo e resistência à mudanças!! Nossa!!
Fico passada!!

Euzinha da Silva, quero dizer, de Sousa, prefiro contrair meus músculos com uma boa caminhada, pedalada, corrida, nadada, risada... etc...rs...

É imprescindível conhecer sobre corpo humano para consumir pesquisas sobre o assunto e, principalmente, para explicar, em aula, os possíveis efeitos a nossos alunos, seus pais e responsáveis. Afinal, é nossa função analisar pesquisas desta linha...


Aliás, vc tem conhece os efeitos colaterais do botox?? Tb conhecida como toxina botulínica ou, mais popularmente, como veneno de cobra, que homens e mulheres usam para PARALISAR a contração muscular e, com isso evitar rugas???
Informe-se...
Humpf!!

Então? Para ser bom/a consumidor/a de pesquisa é essencial aprender a fazer pesquisa. Vamos nessa??
Só assim nós, e nossa área, encontraremos o valor que desejamos!!!


Uma 5a-feira mega fantástica, pra vc e pra mim!!
E aí? Vc treina regularmente?????

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

PEFEs que se interessm pelo todo em partes

TODO ALUNO/A É PURA FISIOLOGIA HUMANA

É impossível pensar o movimento sem compreender como ele ocorre.
Bem, ao menos esta é minha idéia de movimento.
Como ensinar a correr, saltar ou etc...sem compreender biomecânica? Capacidades motoras? Valores de referência por faixa etária? Como a personalidade ou os problemas familiares e pessoais interferem neste processo ensino-aprendizagem?

É.... isso tudo sem mencionar a fantástica indústria química que funciona por 24hs em todos os lindos dias da nossa maravilhosa existência!!

Puxa, puxa! A vida é realmente uma dádiva!!
Uau!!

Mas a minha melhor parte da existência é poder conversar/discutir sobre estes assuntos com PEFEs interessados/as como esta menina linda que me escreveu:


aaaaaaaaaiiiii e ela ainda ressalta q se sentiu à vontade com o assunto na última aula!!!
Isso me mata de felicidades!!!!!!!
Daí respondi:


É pra lá de sabido que nós, qdo estamos alunos, nos apaixonamos por assuntos, complexos ou não, em acordo com a paixão do/a professor/a que nos ensina! Porém, na graduação é difícil e raro encontrar profes. q sejam apaixonados por Fisiologia do Exercício e, com isso, a maioria de nós "fugiu" deste tema... Na minha opinião uma infelicidade porque todos os temas que descrevi acima dependem de conhecimento sobre Fisiologia do Exercício.

Em casos como este, de alguém adulto/a q não teve a oportunidade de aprender o assunto, é imprescindível oferecer-lhe algo a partir do que gosta!!! Assim, aos poucos, irá tomando gostinho pelo assunto e se apaixonando com o processo de descoberta!!!

Veja a resposta da profa.:

Bárbaro!!!! Ela começou do menor, do mais simples!!!
Isso facilita o processo!!

Bem, vc já esperimentou perguntar suas dúvidas ao Sr. Google?

Veja o que fiz:




Veja quantas respostas:




Adorei esta: apelido!!! kkkkkkk


Ensinar com analogia ajuda a gravar a informação!
Esta resposta foi bem espirituosa..eheheheh
Mas não satisfaz....


Particularmente aprendo mais fácilmente
e percebo na minh prática que os alunos tb, a partir de imagens:

Ahá!!! Vc já tinha visto um ATP???
Lindinho, sim??

Abaixo vc vê a cadeia de transporte de elétrons,
que fica na membrana das mitocôndrias,
espaço onde ocorre o ciclo de Krebs, ou do ácido cítrico,
processo aeróbio de maior liberação de energia!!!



Fiquei tão feliz qdo achei esta imagem da cadeia de transporte de elétrons!!! É a mais linda que já vi!!
Vc tb gostou??




É. O assunto é um pouquinho complicadinho...
Mas dá para falarmos a respeito, aqui no blog.
Vc gostaria?? Se a maioria disser q sim, mandaremos bal@!!

Fico no aguardo da sua resposta!

OBSERVE QUE A INTERNET É RICA DE INFORMAÇÕES
MAS É PRECISO TER CONHECIMENTO DE BASE
(mínimo) PARA CONSEGUIR APROVEITAR A INFORMAÇÃO....
ATP é a sigla e não um apelido...rs...

Para escolher é preciso "saber" escolher.
Pra isso é necessário ter conhecimento mínimo... ou vai mesmo levar gato por lebre...

O ideal é seguir um bom livro sobre o assunto!!


Aliás, agradeço enormemente a pergunta desta querida professora porque, é um tesão (ao menos pra mim), perceber o interesse dos profissionais da nossa área por um dos assuntos que considero da maior importância para elevar (e alcançar) nosso reconhecimento no mercado de trabalho!!!

Obrigada querida!!!
Tenho certeza q seus alunos/as tb lhe agradecem por este interesse!!

Eu sou apaixonada por Fisiologia do Exercício e Bioquímica, e vc??
Super 4a-feira linda, pra vc e pra mim!!
Dia 22 de setembro!!!
Aiaiaiaiaia q lindo dia, sim?
O 3o dia mais bonito do ano, pra mim!!!

sábado, 19 de setembro de 2009

VIRADA ESPORTIVA!!!

POR QUE VC ESCOLHEU formar-se em ED. FÍSICA?????
Pois é, cd um tem uma história...um motivo, uma razão...
Fui fazer quuuaaaaase por fazer e daí me apaixonei pela área!!!!!!

Talvez esta paixão pela EF tenha me estimulado à passar minha vida profissional (mais de 20 anos!!), encontrando situações que valorizem o conhecimento que adquiri estudando para fazer o que mais amo na minha vida: atuar profissionalmente!!

Bem, por isso penso q a virada esportiva é mais uma oportunidade de enaltecermos a área!!
Vc motivou alunos e amigos para participarem dela??
MUITO BEM!!!

Qdo fiz a graduação, toda base de aprendizagem era calcada na competição de alto nível. Hoje, felizmente, não é mais assim e já está pra lá de provada a necessidade de se ter um nível mínimo de condicionamento físico para boa condição de saúde e QV.

aiaiaiaiaiai Por isso, desde que saiu esta música,
penso que ela é um HINO pra nossa área!!

Terceiro, do Ultraje à Rigor!!



...

Addooooro o Roger!!! rs.. super coloriu minha "juventude"....kkkk

Bem, mas lembra que falo sobre "voltar à andar de bike e melhorar meu condicionamento físico nesta modalidade?? Pois é!!! Faço isso com a intenção de cumprir uma proposta como esta:
Eles estão com o Paulinho de Tarso, do Sampa Bikers, passeando pela rota dos Castelos na Alemanha!!!!!!

É maravilhoso!!! E ele postou algumas fotos lindas lá no blog, clique nesta imagem e vá lá dar uma olhadinha!!! Vale a pena!!

Agora, preciso te perguntar:

Onde e COMO vc quer completar 66 anos??
Este é o Rafael, que responde assim estas perguntas: Na Alemanha, pedalando!!!

Noooossssaaa!!! Q tudo!!!!
Arrasou Rafael!!!

Super parabéns!!!

(Hei Pumpikin!!! Olha a velinha dele!!! kkkk Lembrei de vc!!! O menino da bicicleta na Rua Dudu!!! Aaaaaaai q máximo!!! Fica aqui o desafio pr vc, tá legal???rs...)

Éeeeee!!! Eu vim para desfrutar cada minutinho da minha vida, e vc??
Uau!! 66 na bike!!! Q tudo!! Topei!! Já comecei a me condicionar!! rs...é, pq se fosse hj, com 42..rs..não daria....kkk (credo, tô rindo para não chorar...rs...)
Super mega virada esportiva, pra vc e pra mim!!
Meus parabéns mais especial à todas as pessoas
que estão colaborando nesta grande empreitada que é a VIRADA ESPORTIVA!!

Valeu!! Nossa área engrandece e agradece!!

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

PEFEs que desbravam o escrever

Esta é a querida Ester Diogo.
Uma professora fantástica e empreendedora que conheci no AENE fase IV, realizado pela DRE de São Mateus, com patrocínio da TANG / Kraft Foods, em 2007.

A Ester, como a MIriam do post de ontem, está entre as melhores alunas daquele grupo!!
Ela foi a única que escreveu seu memorial!! De uma forma muito linda e agradável explicou como superou obstáculos e fez importantes escolhas para sua vida profissional e pessoal! Este foi um dos grandes presentes que ganhei naquela turma: as grandes amizades e o texto maravilhoso do Memorial da Ester!!! Que profissional fantástica!!!

Hoje, com total surpresa e felicidade lí este mail dela:


Um projeto enorme da prefeitura de São Paulo:



É... quem escreve seu primeiro projeto escreve inúmeros outros!!!
Veja o resultado do esforço desta grande professora:

Puxa, puxa, puxa!!! Vc consegue imaginar estas "miniaturas lindas discorrendo" sobre um assunto tão essencial à vida quanto o cuidar??? Parabéns Ester!!! Seu projeto merece estar concorrendo ao Prêmio Professor/a Emérito no ano que vem!!! Além de social, fala de amor!!

E adivnhe!
Claaaro que ela estará conosco hoje à noite
na DRE PENHA!!!


Por quê? Porque ela encontrou resultados alarmantes na análise que fez dos alunos em 2007 e agora ela vai torná-los públicos, como forma de usar sua competência profissional para alertar autoridades e órgãos públicos para o sério assunto: saúde infantil.


E vc? Como atua politicamente para melhorar nossa sociedade??
Conta pra gente que a gente conta para toda a gente!!!

PARABÉNS ESTER QUERIDA!!!
A população do Pq São Lucas tem muita sorte de ter vc
como docente na instituição!!


Arrasou!!!

Eu vim para conhecer professores/as incríveis, e vc?
Super 5a-feira feliz, pra vc e pra mim!
Não pense vc q escrever os primeiros textos tenha sido assim, uma tarefa tão simples pra Ester... Todos nós passamos pela dificuldade de "como nos expressar" por escrito! Mas, ao passar/experienciar, ficamos mais fortes, mais corajosos/as!!!
Vale muito a pena!! Bem, eu sou suspeita para falar...rs...

terça-feira, 15 de setembro de 2009

PEFEs que merecem ser premiados por seu fantástico trabalho

VOCÊ ESTÁ PREPARADO/A???


Puxa, puxa, puxa!!! Cada dia que passa mais eu gosto da vida!!!

Vivemos avisando: se prepare pois quando a oportunidade aparecer vc está pronto/a!!!

A OPORTUNIDADE APARECEU:


É até 18 de setembro/09!!!
Veja o texto todo:


Eles estão disponíveis no Portal da Prefeitura de SP:

http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br
Lá vc vai encontrar a chamada, que coloquei acima,
A informação legal vc encontra em:
http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Projetos/supervisao/Anonimo/Do%20DOC/DREC50814PROFEMERITO.htm

Como fiquei sabendo de tudo isso???
Graças a esta gatíssima:


MIriam de Assis

Uma professora fantástica que conheci em São Mateus, no curso AENE fase IV. Ela era uma das melhores alunas (neste grupo tinha muitas!!!), sempre muito atenta, com perguntas pertinentes e interessantíssimas!!! Uma mulher que admiro demais!!!! E, que, em breve, vou contar aqui por quê!!!
Segue parte do mail dela:

Mudando de assunto, confirmei o premio do"professor emérito ou professor em destaque" saiu no D.O. de 26/08/09,pg. 1. Lá tem todas as informações, serão 4 colocados em duas fases sendo os prêmios de dez, oito e dois mil reais. Só não vi a data das inscriçoes, mas to antenada e aviso quando sair. OK?

Bárbaro, sim?? Como é importante (e delicioso!!!) trabalhar em equipe!!

Me ancaminhando para o encerramento, apresento o Prof. Pavan (USP) com seu "Troféu Guerreiro da Educação", criado pelo artista plástico Cássio Lázaro: representa um guerreiro que carrega um lápis, como "arma cultural". diz o artista.

Sim!! Somos todos Guerreiros da Educação, Certamente!!!

Parabéns senhores professores da rede municipal de ensino de São Paulo,
todos vcs são merecedores do referido prêmio!!!


Tb merecem prêmio
os professores da rede estadual e particular!!! eheheheh


Observe que um projeto tão maravilhoso como este
é oferecido à três grupos de pessoas,
em qual vc se encaixa??


1

ihhhh....é tudo enrolação, carta marcada!!!
Estas formam o tipo que fala mal de qualquer projeto sem nem conhecer...
Compoem o grupo dos destruidores... nada constróem, nem para sí mesmos...

2 Outras ainda dizem:
ahhhh não é pra mim... nunca ganhei nem em bingo de festa junina...
Compoem o grupo dos derrotados...vitimizados pelo sistema..pela vida...pelo bairro...
Estes também raramente saem do lugar pois estão sempre esperando "um/a salvador/a"

MInha sugestão: vão se tratar!!!
Pensamentos tão distorcidos fazem
as pessoas distorcerem a própria vida.... e só reclamar dela!!!
Nunca estão felizes e sempre achando defeito em tudo. Cre-do!


3
Mas, felizmente, um terceiro grupo diz assim:
Puxa!!! Vc ainda tem os dados do ano passado?
E aquela apostila que explica como escrever projetos e relatórios, vc tem?
Vamos nos reunir em casa, neste final de semana, para escrever juntos???
Este grupo é formado por pessoas que têm esperança e acreditam no ser humano!!
Ufa!! Q bom que vcs existem!!!
Vamos!!! Mãos na massa!!!

Sabe, prefiro ficar no grupo 3 mas, mto recentemente dei ouvidos para o grupo 1 qto à Nota Fiscal Paulista e já perdi um dinheirão!! Fiquei "Pê da vida" comigo!!! Só me cadastrei bem depois q começou!! Humpf, agora até que já tenho lá, no site, um bom descontão pro meu IPVA do ano q vem!! eheheheheh Quero ser sempre grupo 3!!! Yuhuuu!!

E aí? À qual grupo vc pertence??

Eu vim para ser feliz todo dia, e vc??
Ps. sei que se conselho fosse bom todo mundo venderia...rs...
Mas, avisei: se prepare para a oportunidade~!!!
Bom, agora tá super em cima... Então vê se vc "escreve um projeto este ano e apresente no ano que vem"!!
Em Barueri ví uma profa ser GIZ DE OURO com o projeto AENE!!! rs...
Se prepare!!! A oportunidade sempre chega!!!

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

PEFEs que aproveitam atividades culturais

COMO VOCÊ SE RELACIONA COM DEUS??

Talvez você nem seja uma pessoa atenta com este tema, tão antigo e enraizado em tantos de nós!! É um dos meus dilemas... Já fui espírita, nasci com minha mãe frequentando Allan Kardek, já fui nora de umbandistas, minha irmã é evangélica (mas já foi budista), tenho amigas da seicho-no-ie (acho q é assim q se escreve...), céticas e à toa (ops, atéia)...rs...

Adoooooro dois filmes fantásticos:
Constantine (Keanu Reeves) e O código de Da Vinci (Tom Hanks),
ihhh...baguncei tudo, né??? realidade, Deus, ficção, perdição..rs...

Bem, então é melhor ouvir/ver
um especialista no assunto:




Nossos parabéns ao feliz colunista do Jornal AENE!!

O Bittencourt é altamente espirituoso!!!
Ele me escreve/responde mails assim:

Salve, salve cara Cláudia!!!
(acho o máximo!!! eheheheheh
parece q está sempre feliz da vida!!! isso é adorável!!!)

Bem, e como Nietszchie tem uma maneira linda de ver a vida, acredito que o conteúdo apresentado pelo Bittencourt será bárbaro!!
Vamos? Nos veremos la!!

Seu sotaque carioca, ele me segredou ser bem carregado,
vai dar um belo tom a este maravilhoso encontro!!

Nosso colunista, é escritor da Editora Scala,
que produz, dentre outras, a revista:


Ahhhh....e se vc não puder neste dia
se organize para ir ao (clique):


Outro evento que promete ser fantástico!!

Ambos valem a pena e o Bittencourt estará nos dois!!

Setembro é um mês especial de aniversário pois
o Instituto Perfil Esportivo (que nasceu no dia 30), faz 19 anos e
este blog, dia 25, completa 1 aninho!!!

Só festa sim??
Nosso presente é ter você aqui, juntinho!!! Pois é nossa razão de ser!

Vamos comemorar com muita filosofia??
Nesta semana, de forma interestadual,
no final do mês, internacional!!

Uau!! Vamos comemorar e filomemorar todas estas maravilhas!!!
Q lindo!! Q tudo!!


Uma 2a-feira divertida e memorável, pra vc e pra mim!!

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

s


VÏDEOS EDUCATIVOS PARA ALUNOS

Muitos professores e professoras me enviam mails solicitando vídeo para trabalhar em aula. É mto difícil dar uma "sugestão"pois é preciso entender alguns aspectos:

Qual seu objetivo com o uso do vídeo?
Qual o contexto, o momento do grupo, a maturidade deles para o assunto??
O que vc espera que ocorra com os alunos após assistirem ao conteúdo apresentado?
Como vc pretende levá-los a uma reflexão sobre o que foi apresentado?

Sabe, os alunos precisam estar sensíveis ao tema, do contrário, em nada vai servir... pois para uma análise de filme é preciso ir além da história superficial...é preciso ler nas entrelinhas...

Um exemplo clássico, que uso há anos, é este, do Murphy. Um filme absolutamente sensível e profundo. Mas, se as pessoas que o assistem só "perceberem as palhaçadas".... perde-se todo o sentido...













Já me pediram muito sobre metabolismo.
Este filme não explica metabolismo mas mostra a importância e a riqueza de conhecermos o assunto!!
Um drama absolutamente transformador, se e apenas se, os "videoespectadores" estiverem atentos...

Meus alunos da graduação amavam!!!
Conseguiam contagiar a família toda, inclusive!!
O Edson, um aluno absolutamente inteligente, sensível e dedicado me deu uma cópia. Se vc quiser posso emprestar! É choroso, mas vale cada lágrima!!!

















Este é um outro filme absolutamente fantástico!
Mostra o valor do alimento para as relações humanas, cultura, classe social, e, para olhos astutos, os efeitos do carboidrato na rotina das pessoas!! Bárbaro!!
















MInha sugestão, já que cada professor/a conhece as respostas que perguntei acima, é que, na sua vida cultural, passe a apreciar os filmes, as peças de teatro, os livros, as músicas e tudo o mais como "possibilidades de estímulo à reflexão" para os alunos! Vale a pena pq, depois, qdo vc precisa, tem várias possibilidades à disposição.

Sobre estratégia, sugiro que haja um tempo para "passar o filme" e na próxima aula abrir para um debate. Tb é possível pedir q assistam o filme em casa (já propus, e rolou várias vezes, o trabalho da pipoca..rs...os alunos se reuniram, racharam a locação do filme, o refri e a pipoca...rs...).

Agora, vc tb pode encontrar vídeos de 3 minutos, ou menos, no youtube.
Mas é como garimpar ouro... primeiro vc vai achar mta bobagem... eca.,,,
até que um dia, com muita dedicação e paciência, vc encontra uma pepita rara!!!
Tb vale mto a pena pq ajuda os alunos à gravarem conceitos!!


Pra encerrar:
Meu vizinho que sabe de "todas as coisas", qdo soube que eu adoooooro o filme do Professor Aloprado, disse que o orignal é com o Jerry Lews!! uau!!! Só nesta imagem já dá pra imaginar o que pode ser este filme (q é óbvio q vou procurar...rs...). Puxa, puxa, vc nem sabe quem é ese ator???,,....hummm...deixa pra lá, então..rs...


Bj gde!! Ótimo final de semana!!











Eu vim pra aproveitar cada minutinho desta minha vida linda, e vc?

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

PEFEs que sonham e realizam


Com vocês, a nossa internacional Fátima Aparecida!!




O-L-I-M-P-Í-A-D-A


Esta palavra, desde muito cedo, passou a ecoar nos meus ouvidos, mas apenas em 1980 ( Moscou), após a festa de encerramento, quando o mascote - Ursinho Misha – chora, pois o evento estava terminando. Chorei junto, assim como muitas pessoas no mundo todo e passei a acompanhar todas as edições dos Jogos Olímpicos....

Com a curiosidade inerente ao jovens, fui buscar saber um pouco mais sobre este grandioso e magnífico evento.

Origem dos Jogos Olímpicos

Lembrando, foram os gregos que criaram os Jogos Olímpicos. Por volta de 2500 AC, os gregos faziam homenagens aos deuses, principalmente Zeus. Atletas das cidades-estados gregas se reunião na cidade de Olímpia para disputarem diversas competições esportivas: atletismo, luta, boxe, corrida de cavalo e pentatlo ( luta, corrida, salto em distância, arremesso de dardo e de disco). Os vencedores eram recebidos como heróis em suas cidades e ganhavam uma coroa de louros. Além da religiosidade, os gregos buscavam através dos jogos olímpicos a paz e a harmonia entre as cidades que compunham a civilização grega. Mostra também a importância que os gregos davam aos esportes e a manutenção de um corpo saudável. No ano de 392 AC, os Jogos Olímpicos e quaisquer manifestações religiosas do politeísmo grego foram proibidos pelo imperador romano Teodósio I, após converter-se para o cristianismo. (http://www.suapesquisa.com/olimpiadas/).

O Lema Olímpico Citius, Altius, Fortius (O mais rápido, o mais alto, o mais forte) foi proposto pelo Barão Pierre de Coubertin quando da criação do Comitê Olímpico Internacional em 1894. Coubertin pegou emprestado a frase de seu amigo Henri Didon, um pastor dominicano que, entre outras coisas, era um entusiasta do esporte. O lema foi introduzido nos Jogos Olímpicos de Verão de 1924, em Paris. O lema foi também o nome de um jornal sobre história olímpica entre 1992 e 1997, quando este foi renomeado para Jornal da História Olímpica. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Lema_Ol%C3%ADmpico)

Verificando tudo isto, aprendi a gostar do esporte e pratiquei algumas modalidades esportivas e um dos meus sonhos passou a ser: ir a uma Olimpíada, o qual consegui concretizar em 2008, como já foi citado anteriormente no blog ( 30/10/08).

Vocês devem estar pensando por quê, estou trazendo este assunto a tona. Simplesmente, porque está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Educação a terceira edição das Olimpíadas Estudantis, que tem por objetivo: promover a integração entre os alunos, incentivar a prática esportiva e contribuir para o surgimento de novos atletas. Para o secretário de Esportes, Sr. Walter Feldman, as Olimpíadas são "a educação e o esporte trabalhando para dar à criança uma formação integral". Já para o secretário de Educação, Sr. Alexandre Alves Schneider, o evento possibilita que "a criança, ao fazer esporte, possa aprender a trabalhar em grupo, ter disciplina, coisas importantes que farão nossos alunos serem melhores na escola e na vida".

Esta edição contará com a participação de cerca de 60 mil alunos, divididos em três categorias ( Infantil – 1º semestre/ pré-mirím e mirim – 2º semestre), nas modalidades: atletismo, basketball, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, natação,voleibol e aproximadamente, 150 professores de Educação Física, para os quais, durante o ano, está sendo oferecido cursos de capacitação/ atualização, como por exemplo:

a) Dia 12/09 - Sábado: Local: UNIBAN MARIA CANDIDA

Endereço: Av. Maria Candida 1813

Horário do curso: das 09:00 às 16:00 horas

Modalidades: Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Tênis de Campo

http://www.uniban.br/auniban/mapacampi_mc.html

b) Dia 13/09 - Domingo: Local : Museu do Futebol - Pacaembu

Endereço: Praça Charles Miller s/n - Estádio do Pacaembu

Inscrições: www.esporteescolar. org. br ( de 04 a 11 de Setembro/09).

São momentos ímpares, tanto para os alunos participantes, inscritos nas diversas DRE´s ( Diretorias Regionais de Ensino), que tem a possibilidade de representar sua escola, interagir com alunos das outras unidades escolares, conhecer outras pessoas e locais; assim como para nós professores, que podemos entrar em contato com outros profissionais e estarmos descobrindo novos talentos e acima de tudo participando da formação de seres humanos íntegros.

Encerro este post, trazendo o lema informal dos Jogos Olímpicos, porém mais conhecido, também introduzido por Coubertin: "O mais importante não é vencer, mas participar!" Coubertin pegou esse lema de um sermão do Bispo da Pensilvânia durante os Jogos Olímpicos de Verão de 1908.

Aproveito para parabenizar todos os alunos e profissionais envolvidos.

Até a próxima semana...

Fátima Aparecida

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

PEFEs que têm refência

NOTÍCIAS NOVAS
PROBLEMAS ANTIGOS...

Estas notícias são da FAPESP,
publicadas entre a semana passada e esta. Fresquíssimas!



Idosos com sobrepeso que foram crianças e adolescentes eutróficos.
Como estarão NOSSAS crianças de hoje, daqui à 20 ou 30 anos?
Serão idosos em estado se saúde muito pior que este.

Como está a obesidade entre os escolares da insitutição de ensino que vc leciona?
Como tem tratado deste assunto com os pequeninos?

Apenas acuá-los não resolve... É preciso informar com precisão e efetivamente intervir tanto no emocional quanto no físico deles para que adquiram melhores comportamentos alimentares e motórios...



Informação e conhecimento estão entre as principais riquezas de um ser humano e, consequentemente, de uma nação. Como vc prepara seus alunos?
Aliás, como vc domina estas informações?
A alimentação interfere completamente na formação corporal...
A informação mais preciosa vem a seguir:


Adoçante somente deve ser usado por diabéticos!
Não faz ninguém emagrecer!!!

Todas estas dúvidas e respostas já foram publicadas no NEOBE desde 1997...
Doze anos depois ainda são motivo de manchetes... O problema é que, embora as mídias específicas disponibilizem tais informações elas não estão chegando até a população.. Os transmissores destas informações são os professores!!!

Talvez vc esteja pensando:

Ah! Já falei mas eles não escutam, não me ouvem, não aceitam minha opinião!! Esta situação somente indica que a estratégia que vc tem usado não está funcionando. É preciso agir de outra maneira. A Educação Fisica Escolar tem esta responsabilidade porque é o componente curricular mais relacionado à corpo e movimento.

Se vc compreende a responsabilidade que assumiu ao concursar para esta área prepare-se pois o quadro geral só tem piorado. Antecipe-se e, ao estudar, encontre solução para os problemas da sua comunidade escolar. Todos serão beneficiados, inclusive vc por aprender mais e ainda ajudar pessoas.

Professor/a, contamos com vc!

Uma ótima 4a-feira molhada, pra vc e pra mim!!