quarta-feira, 31 de março de 2010

PEFEs curiosos

A CURIOSIDADE E A INDIGNAÇÃO
SÃO O MOTOR DE TODA PESQUISA

Estou atrasadíssima para "comentar este comentário" da querida profa. Miriam mas,
como sempre digo: "antes tarde do que mais tarde ainda"...rs...aqui vai:



Sim!!!! Inúmeros estudos mostram este sério problema de saúde!!! Os primeiros datam de 1990, de Giugliani e colaboradores (pg. 9 da tese disponível no site aenebrasil).
Agora, se os pais não sabem que o estado nutricional dos/as filhos/as deles/as está alterado nunca irão procurar atendimento específico!

Bárbara sua percepção!

Na tese, disponível no site aenebrasil, esta questão é tratada tanto entre a auto-percepção dos alunos quanto a dos pais em relação aos filhos (veja mais nas pgs. 76 à 80).

Agora, avaliar bebês é uma graça, sim???
Este é um modelo de estadiômetro mto confortável q peguei na internet


Miriam querida, faça uma anotação simples no seu estudo:
pergunte à mãe e ao pai: vc acha q o estado nutricional do seu filho/a está:

adequado (eutrófico), abaixo ou acima?

E depois veja "qtos acertaram"...

O estudo da Giugliane mostrou que 72% dos pais erraram o estado nutricional dos filhos, declarando de forma concreta a necessidade de estender este assunto para pais, responsáveis e familiares. Afinal, o sistema de atenção primária à saúde no Brasil é precária e cabe a nós, educadores, alertar os responsáveis de que seus filhos precisam de ajuda.


Parabéns por sua iniciativa Miriam!
Parabéns à todos/as os/as professores/as que estão atentos/as
com os menores/as que atendem e, por isso mesmo, fazem total diferença
na vida de cada um deles/as!!

Uma 4a-feira linda, pra vc e pra mim!

sexta-feira, 26 de março de 2010

PEFEs que se unem pela causa AENE




PARCERIAS PROFÍCUAS!!


A distribuição dos Jornais AENE nas escolas da Coordenadoria de Educação do Interior de São Paulo foi acordada no início de fevereiro deste ano e já está produzindo frutos:



Pela caixa de mail da Pesquisa-ação AENE Brasil
vc pode identificar os contatos dos/as PCOPs das Diretorias Paulistas de Ensino de:


Americana
Avaré

Caraguatatuba
Jaboticabal
Pirassununga
Registro
Sertãozinho
Taquaritinga

Bárbaro, sim?
Muito gentil o retorno de cada um destes coordenadores!!! Agradecemos imensamente!!! Muitos deles são professores e professoras de Educação Física mas, no geral, são professores/as de diferentes componentes curriculares comprometidos/as com o recebimento e distribuição GRATUITA do:
Muito obrigada queridas e queridos!!!
A participação de vcs é fundamental para alcançarmos a causa AENE:



É muita alegria para um Estado só, sim!?


Agradecemos imensamente todas as pessoas que colaboraram neste processo e,
em especial, à profa. Ana Tereza Diniz!!! Afinal, agora mais professores irão conhecer o assunto e poderão, assim que desejarem, incluir a pesquisa-ação AENE em seu PPP:

para, juntos, informarmos a população paulista sobre melhores condições de saúde a partir
de boas e acertadas escolhas!!

É muita felicidade de uma vez só!!
Obrigada professores e professoras da CEI!!

É o incansável trabalho diário de vcs que nos ajuda a
continuar com a construção de um Brasil muito melhor!!

Um final de semana adorável e completo, pra vc e pra mim!!

quarta-feira, 24 de março de 2010

PEFEs que coletam resultados



COMENTÁRIO POSTADO PELA PROFA LOURDES MARIA A RESPEITO DO POST PASSADO:




Vc que lê este blog sabe que os lucros de um trabalho bem feito vão mto além do que podemos imaginar, sim? A seguir vc vê o comentário do Lucas, o garoto estudioso que aparece nas duas fotos abaixo, com a profa Lourdes Maria, no primeiro dia de preparação para a FEBRACE:



Bárbaro, sim? O que mais me impressionou é que o Lucas, por estudar na escola que tem o Projeto um lap top por aluno, já tem blog e usa a internet com a maior facilidade!!! Q fantástico! isso sim é diminuir as distâncias e aproximar pessoas com o mundo do conhecimento!!! Ai que tudo!!! Eu é que aprendi muito participando deste processo delicioso que é conhecer pessoas e compartilhar!! Aliás, veja a mensagem de hj do BK:


Imagino que seja por isso que algumas pessoas são tão felizes!! Apenas por doar o que mais gostam de ser e fazer! Parabéns, milhões de vezes, à todos e todas que contribuíram para difundir a importância de avaliarmos o estado de nutrição das pessoas. Afinal, é uma das principais maneiras de compreenderem como estão e o que precisam fazer para obterem melhor condição de saúde!!

São Seres humanos trabalhando, incansavelmente, pelo bem de outros Seres humanos! sendo, todos, mto felizes durante todo o processo: antes, durante e depois (como agora, qdo escrevo este post)!

Uma 4a-feira calma e sequencial, pra vc e pra mim!

sexta-feira, 19 de março de 2010

PEFEs que vão além

AENE na área da Engenharia?



Pois é!!!
Sempre declarei que juntos podemos mais!!!


Esta foi a entrada da FEBRACE 2010

na POLI-USP... veja, de longe, o tamanho enorme do local (em branco) para a FEBRACE que, pelos carros vc já percebe q o espaço estava lotado e, o melhor de tudo, os participantes estavam DENTRO!!! Raridade pensando-se educação e ambiente de estudos. É que lá só tinha feras!!

Os visitantes eram compostos, quase exclusivamente, por professores e discentes.
Abaixo vc vê a querida Larissa medindo um visitante do nosso estande:

A felicidade deste avaliado não aconteceu à toa, ou por causa do foto... Era por causa do atendimento!!! Havia uma equipe afiadíssima "por trás" do bom atendimento.

Aqui vc vê a Gabriela e o Jefferson fazendo os cálculos com os lap tops!!

Aqui mais uma parte da equipe: Com cabelos mais longos a Tainá 2 (puxa, tínhamos duas!!), ela está entre a Amanda e a Carol. Lá, bem no fundo, a Gabi novamente.


As fases e funções da AENE oferecida na FEBRACE

Abaixo, com a camiseta da EMEF Ernani Silva Bruno está a querida Tainá Leite, fazendo a recepção simpática dos participantes.



Aqui vc vê o Marcos pedindo os dados pessoais da avaliada:




Em seguida as pessoas mediam o peso:


Depois a estatura:



A equipe de cálculos, q vc viu no início deste post, preenchia a ficha que era explicada por alguém da equipe para "devolver o resultado obtido. Como faz a querida Amanda na imagem abaixo:


Nosso estande "causou" na FEBRACE!!! Ficava lotado "full time"!!





Estas são as professoras de Educação Física Silvana de Moraes Vieira e Lourdes Maria de Mello que, desde 2003 aplicam a pesquisa-ação AENE na EMEF Ernani Silva Bruno. Por isso conseguiram preparar seus alunos para esta oportunidade de conhecer a USP e ainda experienciar a troca de conhecimentos fantástica que aconteceu neste evento!

Nossa!!! Foi um presente incrível acompanhar todo este processo!!
O mais legal de tudo é lembrar que a Lourdinha dizia assim pra mim, anos atrás:
"Cláu, um dia vou arranjar um jeito de vc ir pra minha escola"

E conseguiu! Da melhor maneira!!!
Fantástico sim? Aiaiaiaiaiaiai como é bom trabalhar em equipe!!!

Ah! Sabem de quem foi a idéia??? Do prof. Jorge Franco, doutorando na USP e professor na Ernani Bruno. Queridíssimo, como vc pode ver pela "carinha" da Lourdes...

Nooooooooossssssssaaaaaa!!! Como sou feliz!!!

Isso me faz lembrar que no II Simpósio AENE um querido professor da platéia perguntou pra mesa das palestrantes o que elas fazem para que a pesquisa-aene continue na escola caso elas/es saiam para outra instituicão de ensino. Bem, penso q esta é uma maneira bárbara de fazer isto acontecer. Quando muitos professores de uma escola estão comprometidos com um processo, não é a ausência de uma pessoa que fará tudo ruir...

Exatamente por isso compartilho este conhecimento, para que não morra quando eu morrer!!!
Aliás, gosto muito de lembrar que tudo é finito e, justamente por isso, faço o possível para que seja ÓTIMO enquanto dure!!!

Cada minutinho deste processo, desde a preparação, a execução até a recordação (ao escrever este post), foi absolutamente prazeroso!!! Sim, pois a vida só vale a pena se for muito bem vivida!

aiaiaiaiaiaiaiai amo muuuuuuito tudo isso!

Parabéns professores/as e alunos/as da
EMEF Ernani Silva Bruno!!

Vcs foram fantásticos e, talvez, o mais interativo estande da FEBRACE!!!


Agradecimento especial à Kraft Foods e toda sua equipe de profissionais que escolheu a Pesquisa-ação AENE para patrocinar. As fichas usadas foram fornecidas por eles:



porque acreditam na qualidade do trabalho dos professores fantásticos que atendemos!! Daí a idéia de que uma ação move outra....


Afinal, se




Juntos é que podemos mais!!!

A vida é isso, uma rede!!
E vc, forma um elo conosco?

Crie, invente e vá além. Juntos, podemos mais!!!

Um final de semana delicioso, pra vc e pra mim!

quinta-feira, 18 de março de 2010

ão

TODO/A EDUCADOR/A DEVE, NO MÍNIMO, CONSUMIR PESQUISA

O ideal é que este/a educador/a produzisse pesquisa!!! Porém, considerando as condições da Educação brasileira é compreensível entender que "não há condições mínimas" para isso. Aqui no Brasil, nós pesquisadores é que temos que "nos preparar" e pesquisar por livre e espontânea vontade, já que entendemos a riqueza que este processo traz para cada um de nós!!


Ontem, na aula q ministrei na pós-graduação, no módulo de Metodologia da Pesquisa, falei um pouco sobre métodos de pesquisa mas, também, trabalhei auto-estima com os alunos. Se vc observar a imagem abaixo vai identificar um conceito inadequado de auto-estima que tem sido veiculado por aí:



Auto-estima NÃO é se ver maior do que se é.
É SE VER COMO SE É!


É fundamental q cd um de nós identifique suas qualidades mas, tb, seus defeitos para refletir a respeito de COMO MELHORAR-SE. As pessoas que dizem: "ah! sou assim mesmo"... não buscam melhorar.... e, não sei se vc já percebeu, inúmeras coisas na vida pioram... principalmente os defeitos...rs... Outra questão essencial é que, às vezes, o que nossos pais (ou nossos professores) acharam que era um defeito nosso acabou se revelando nossa maior qualidade!!! Pense nisso!! Veja esta linda imagem disponível na internet:




Puxa!!! Nós, educadores/as temos, por questão de responsabilidade social, contribuir para melhorar a auto-estima dos/as nossos/as alunos/as!!! Foi exatamente por isso que realizei alguns exercícios com meus alunos da pós, ontem. Pois escrever é um processo difícil mesmo!! Em especial para quem passou anos estudando e trabalhando majoritariamente na prática! Como esta é a realidade dos cursos de Educação Física eu, Cláudia Cezar, tinha dois caminhos: reclamar das condições dos alunos ou mudar minha maneira de trabalhar e contribuir para que eles evoluam um pouco mais na carreira deles/as, dentro das condições individuais de cada um/a... Fiz minha escolha e vibro muito, a cada aula! A cada olhar de "ah! entendi"! A cada sorriso lindo de auto-satisfação quando produzem seu texto e se deliciam com o que lêem! Aiaiaiaiaiaiai q delícia!!

Minhas crenças foram super bem explicitadas pelo querido Ivan Lins, nesta mensagem maravilhosa de empoderamento:! Vc conhece?




Alguém terminar um relacionamento com a gente não significa que "não prestamos" ou somos um "nada", significa que "da maneira como nos "comportamos" foi prejudicial para a relação... Refletir sobre as questões básicas da vida, primeiro com nós mesmos, nos ajuda a sugerir caminhos para nossos alunos. Mesmo qdo eles já são adultos, como os meus queridos da pós em escolar, na FEFISA. Aliás, tem inúmeros relacionamentos em que um dos pares tem auto-estima baixa e, para sentir-se seguro/a na relação diminui ou destrói a auto-estima do/a outro/a. Não se iluda! Um relacionamento tem que ter base na confiança e na paz. Só assim é possível crescer, juntos!!

A questão é justamente esta: melhore sua auto-estima que vc vai aprender a ajudar seus/as alunos/as a melhorarem a deles/as!! Vc sabia que 90% da população mundial tem algum grau de depressão? Que as pessoas que têm muitos problemas CRIAM mais problemas para elas mesmas? Que as pessoas que se sentem "vítimas" do sistema tem auto-estima baixa? Que a raiva, a vingança e o mau-humor são características de pessoas com auto-estima baixa e que isso pode ter sido plantado na infância???

Ah senhores educadores!!! Somos nós que transformamos o mundo!!! Mas, primeiro, precisamos transformar a nós mesmos/as! Por isso estou num furacão....e, pensando mais sonre meu post de ontem...acho que isso já faz bem uns 5 ou 6 anos...rs.. Agora, penso eu, estou no OLHO do furacão....eheheheheheh

Amo escrever aqui e saber que vc lê aí!

Uma 5a-feira ma-ra-vi-lho-sa, pra vc e pra mim!!

quarta-feira, 17 de março de 2010

PEFEs que percebem a importância do todo

Professores que se completam
com outros professores!

Para minha total felicidade e certamente por uma questão de sobrevivência emocional e física optei, desde muito cedo na minha vida, a encontrar algo de bom no caos. Veja esta linda mensagem q chegou na minha caixa hj, enqto eu escrevia este post:


Como imagens dizem mais, quero te informar que "estou no olho do furacão"desde o ano passado...rs... Eu rio por opção...rs.. Afinal, se chorar adiantasse... minha situação já estaria resolvida... sim?


É assim q estou trabalhando, neste momento...

Por isso não tenho escrito por aqui, por total escolha de uso do tempo para a ordem das coisas... Mas, hj preciso contar (pois as reclamações tem sido enormes...eheheheheh)! Veja o mail q recebi da profa Mara da DRE Ipiranga, conversando comigo antes de eu ir lá, na reunião pedagógica dela para falar da Pesquisa-ação AENE para ela:


MInha resposta, óbvia:

E a dela, fantásticamente gentil!!!

Puxa, lá na reunião ela me deu uma cópia mas, na bagunça em q está aqui, fica impossível encontrar, eu bem q tentei... Mas o resumo ela já te escreveu acima.

Bem, quero reiterar que a obesidade é epidemiológica e crescente. Precisamos nos unir para informar a população e contribuir com a dimiuição desta alteração do estado nutricional que tráz consequências terríveis para a boa condição de saúde.
Porém, quero enfatizar que precisa ser com AMOR, pois se vc observar outros países mais adiantados, vai perceber que informação por lá sobra....e não resolve... O q falta é AMOR. Pra todos nós. Por isso inúmeras pessoas vivem cheias de raiva, inveja, dor e sofrimento... Espalhe amor, plante amor e teremos amor por todos os lugares!!

Quando a professora Mara, Diretora da DRE Ipiranga, tomou o cuidado de selecionar o texto e fazer uma cópia para cada professor/a presente demonstrou grande amor pela humanidade (os profes e seus alunos e os familiares de todos eles e comigo, que iria lá para falar sobre o assunto, que ela mostrou ser atualíssimo), e mostrou amor também pela pesquisa-ação AENE e sua causa!! Ai q lindo!!! É por isso q gosto de oferecer amor, pq quando menos esperamos lá está ele, batendo à nossa parte e enchendo os ambientes em que circulamos!!!

Obrigada querida Mara!!! Foi uma oportunidade ímpar! Por isso chorei!! Agradeço enormemente esta vida linda que podemos ESCOLHER viver bem, independente das dificuldades que, quero adiantar, financeiras são as menos importantes.

Por isso escolhi esta música linda, que peguei no you tube. Pois ela permeou minha infância e fortaleceu minhas crenças!!! Amor é como uma plantinha!!! Tem que receber água e sol para ficar sempre verde, forte e feliz!!








Uma terça-feira linda, pra vc e pra mim!!

quinta-feira, 11 de março de 2010

PEFEs determinados

FAZER O BEM SEM OLHAR A QUEM

Como é bom trablhar em equipe, sim?
Em especial quando é uma ótima equipe!!

Depois da "ponte" do prof. Luiz Antonio de Farias do CEU Uirapuru, tivemos a permissão da profa. Ines A. C. Veiga, Coordenadora da DRE Butantã para realizarmos a OFICINA AENE CEU Butantã, dia 09/03/10. Lá, fomos gentilmente atendidos por esta maravilhosa equipe:


Da esquerda para a direita o Wil, nosso "chefe" do áudio-visual, a Diretora de Cultura profa. Débora, uma soteropolitana que adorei conhecer, e o Raul Lima (puxa, esqueci de perguntar se é professor...mas sei que é o Coordenador de Cultura do CEU Butantã. Pessoas maravilhosas que iluminaram o evento! À todos meu mais feliz obrigada! Foi uma noite adorável e inesquecível!!! Ah! quem nos fotografou foi o prof. Carlos, o primeiro participante a chegar!! Obrigada querido!!


Bem, e esta turma, toda do CEU Uirapuru, é parte do grupo de 20 professores que estiveram presentes lá:


Pôxa, justamente a "turminha do fundão"...nào falou comigo...snif snif....por isso não sei o nome deles....ahhhh q pena!! Bem, mas alguns eu sei!!! eheheheheh Da esquerda para a direita, começando pela moça bonita de blusa vermelha, a Roseli, a Silvia, eu (chorando de rir...), o Luiz Cesar (Gestor do CEU Uirapuru, q honra tê-lo como "expectador"! Uau!), o rapaz simpático de óculos...se eu perguntei o nome..esqueci...rs...sorry!! Bem, na fileira de baixo as comunicativas Valéria, a moça de blusa branca não lembro, a Monica, a Viviane e "a mais novinha" do grupo (motivo q a permitiu ganhar o livro de resumos do II Simpósio AENE!!! Viva!! Ah! Calma!! Tb premiamos os mais velhos, nas categorias masculino e feminino!!! rs... Quem fotografou foi o Coordenador de Cultura do CEU Butantã, o Raul (com a fantástica máquina da Silvia!!!). Obrigada gente!! Bem, mas o motivo de riso todo nesta imagem nào posso declarar aqui, assim, por escrito... Este é um segredinho de quem estava lá... Mas, se vc ficar muito/a curioso/a mesmo e tiver a honra de ser amigo da Vivian, pergunte pra ela...rs...

Já disse outras vezes e repito: ADOOOOORO SER PROFESSORA!! aiaiaiaiaiaiia isso é um amor incondicional!!! Me dá a oportunidade de conhecer pessoas e espalhar sementinhas de uniào, de colaboraçào, de parceria, de compromentimento com a causa nobre do ensinar e aprender com amor!!! Uma prova linda é o mail a seguir:



Aaaaaaaaaiiiiiiiiiiiiiii gente q tuuudoooooo!!!

Sabe q já li este mail umas 7 vezes !!!

Puxa!!! É tão importante oferecermos palavras de incentivo, não é mesmo??? Qdo a Sil querida me escreveu informando q seu trabalho não havia sido selecionado para receber verba e ir pra fora do Brasil representar nossa fantástica Educação ela estava arrasada. Incentivei sim a ída dela por ser um trabalho dela. Muitas vezes pagamos pra trabalhar por amor ao q fazemos e só nós compreendemos o valor daquilo!!! Daí o resto vc leu no mail fantástico q ela compartilhou comigo e eu agora com vcs!!!

Agora vamos pensar?? Qdo a Sil escreveu pra mim, arrasada, eu poderia tê-la enchido de veneno criticando negativamente "o sistema". Optei fazer o contrário e, por isso, ela se motivou e foi parar "na hora certa no lugar certo"... Ah! Como a vida é linda, sim?? Só pra completar: o Secretário que ela cita é o Alexandre Schnider, tá????? rs... Tá pensando o q????? É!!!!! Nossos educadores são mesmos, fantásticos!!!

Puxa! Queria q meus alunos da pós lessem este post!!
Eles vivem dizendo q não há incentivo para pesquisa, no Brasil...olha isso!
PARABÉNS QUERIDA SILVIA!! Parabéns a vc e a todos os professores que apresentaram seus projetos, mesmo os que não foram selecionados! Tenho certeza de q a experiência foi importante também.


Observe que a Silvia é a loira de cabelos cacheados, que está mais alta que todos, na última fileira da foto!! Que registro lindo!!! Beijos a todos e a todas que formam lindos elos na corrente do bem!!!




Aaaaaaai, como é bom contribuir com a felicidade alheia, sim?

Querida Silvia, muitíssimo obrigada por me permitir participar desta história tão maravilhosa q vc escreveu na sua vida linda!!! Mil vezes obrigada!!! Sua felicidade me deixa muuuuuuuuiiiiiiito feliz também!! Sucesso lá!!! (ups não sei onde é...rs...mas qdo vc voltar, pode postar tudo aqui e contar pra todo mundo!! Parabéns!!).

Uma 5a feira deliciosa, pra vc e pra mim!

segunda-feira, 8 de março de 2010

PEFEs conectados


para inscrever-se clique na imagem.

PEFEs parceiros

Olha a DRE Ipiranga aí, gente!!!

Comigo a queridíssima e absolutamente parceira
Mara Lucia Jabali Valle
com seus lindos colares e honroso crachá de Coordenadora da DRE Ipiranga

Aqui, de branco a fantástica Fátima Aparecida da Silva (coordenadora de Esporte do CEU Pq Bristol), a Mara e a adorável Miriam Ballicas (que foi uma querida aluna do AENE fase IV realizado no CEU Rosa da China. Lá, junto com as demais professoras, fez um maravilhoso trabalho com os bebês e os familiares deles para discutir estado nutricional, saúde e alimentação saudável. Fantástico, sim?!!).
Bem, eu fui lá participar da reunião de polo para informar sobre o Jornal AENE, os cursos e as oficinas. Muitos professores de Educação Física Escolar ainda nem tiveram contato com o Jornal... Por isso precisamos tanto de oportunidades para divulgação. Sou absolutamente grata pelo convite proporcionado pela Mara!!!

Visitar as regiões, além de muito gratificante pra mim, ainda me dá a chance feliz de rever alunos adoráveis, como por exemplo, a Carla Pepe, que fez o AENE fase II em 2003. Ela e sua irmã Cassia, foram notáveis pelo empenho nas tarefas e na pesquisa!! Inesquecíveis!!! O máximo, em nossas vidas, foi nos encontrarmos no mercado, durante as compras, no ano passado e nos reconhecermos!!! Aiaiaiaiaiaiaiiai q viver é uma delícia!!! Aliás, neste encontro, tive a oportunidade de conhecer a mamãe delas, os filhos e saber que todas participam de uma ong linda que batalha pela alimentação das pessoas de menor renda!!! Ai q corações lindos!!!



E é assim que, a cada dia mais, aumenta a rede de professores comprometidos com a causa AENE!! Professores que são puro coração no dia-a-dia da escola e das nossas vidas!
As fotos foram tiradas pelo Raphael Oliveira, ATE do CEU Pq Bristol.
Muitíssimo obrigada a todos e todas por tantas oportunidades lindas mas, principalmente, por abraçar uma causa tão importante quanto a saúde infantil.
Uma segunda feira absolutamente produtiva e feliz, pra vc e pra mim!