quinta-feira, 28 de outubro de 2010


INCENTIVO À PESQUISA


SORTEAREMOS seis finais de semana na Pousada Água Marinha:

que fica de frente pra praia...
à noite dá pra ouvir o som do mar!!!


Com rede na sacada,


e águas verdinhas!!
Sortearemos:

1 final de semana para:
o primeiro/a autor dos trabalhos da Sessão Científica (a chance é grande!! São apenas 12 participantes!!)

1 final de semana para:
Equipe que está trabalhando voluntariamente para este CONGRESSO!
(uau!! as chances aumentaram...rs...)

3 finais de semana para:
os participantes presenciais
(será um sorteio por dia: 5, 6 e 13 de novembro!)

1 final de semana para:
os participantes presenciais no CEU Lajeado!!
no dia 13, valendo para quem compareceu nos dois dias!! eehhh!!

As inscrições já estão abertas (clique nesta imagem ou faça sua inscrição pelo site/presencial) e desejamos que, com este "incentivo à pesquisa" vc tenha mais entusiasmo em participar e ajudar, concretamente, a comunidade do entorno. Sim, pois fazer política é um ato político e social! Participe!

Aqui fazemos de tudo para vc trabalhar melhor e mais feliz!!

Ahhh!! Quem é o responsável por esta parceria?
O prof. de Educação Física
Flávio Henrique da Silva, de Ferraz de Vasconcelos!
Obrigada querido!!
Seu exemplo de dedicação é fantástico! Quem ganha é a comunidade daí, desta região tão importante pra toda São Paulo!

Então? Vamos pesquisar?
Aproveite para se preparar agora e implantar AENE em sua escola em 2011. Daí vc prepara seu resumo para participar da SESSÃO CIENTÏFICA do III Simpósio AENE!

Uma 6a-feira incrível, pra vc e pra mim!

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Professores que constroem


A CONSTRUÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO
PRECISA INCLUIR PESQUISA CIENTÍFICA



Façamos uma analogia entre a construção civil e a docência para trazer no concreto (sem trocadilhos...rs...), um exemplo aplicado desta necessidade. Por exemplo, os alunos, os conteúdos, os professores dos demais componentes curriculares, o conhecimento e experiência de cada um de nós que somos docente-pesquisador, são a matéria prima para o projeto pedagógico de pesquisa, assim como os mateiriais abaixo para uma construção em alvenaria:
Observe que apenas "juntar" a matéria-prima, embora de boa qualidade e em quantidade suficiente, não "sai nada"!!!!!
É preciso que o/a professor/a pesquisador seja um agente constutor deste processo!

Que somos você ou eu:
ah! rs... lindinho, sim?

Então! Nós, educadores, é q temos de nos apropriar de toda esta matéria prima e construirmos nossa proposta de trabalho! Porém, sem pesquisa não conseguimos mostrar o que construímos...Por isso, chega o final do ano e parece que nosso trabalho foi em "vão" pois não temos algo concreto, paupável, como tem o construtor:



Embora tenhamos consciência do TUDO q fizemos no ano todo!!!
Só q ninguém vê e, às vezes, nem nós mesmos...
Isso dá maior amplitude à nossa angústia existencial sem q tenhamos "consciência" disso...
Enqto, quem faz "no concreto" vê sua produção se edificar... E, observe, qto mais pessoas comprometidas com o trabalho maior é a produção e mais prazeroso é o processo e a conquista!!

Porém, nada é possível se o construtor, ou o educador, não tiver um plano abstrato dentro de suas expectativas profissionais! Aliás, é justamente com vistas à estruturar de forma teórica e prática que estará sendo oferecido o curso AENE intensivo no Congresso:

clique para acessar o link

Para você planejar sua participação, e da sua escola, no III Simpósio AENE que acontecerá em 2011. Sim!! Pois sem planejamento as coisas não acontecem ou são tão precárias que causam mais dores do que prazer... Inclusive é justamente planejando que se torna possível antecipar problemas e pensar possibilidades.


Ou você pensa que um engenheiro faz, de "cara", em sua primeira experiência profissional, uma construção mega fantástica sem ter passado por ensaios e erros antes???


Bem, pra sair da média e fazer a Educação ter mais valor é preciso, primeiro, entender a teoria para, depois, buscar formas de aplicá-la na prática. Pra isso o único caminho é estudar...mais.

Observe que este é um convite
para você estar pronto em 2011!!

Prepare-se! O III Simpósio AENE será incrível!!
Os palestrantes já estão sendo convidados e "se preparam desde já" para oferecer o melhor deles! O Simpósio AENE, diferentemente do Congresso AENE, mostra o que os professores estão fazendo em suas aulas! É incrivel o que algumas pérolas da Educação tem conseguido fazer apesar de vivermos uma fase caótica e meio sem "rumo", justamente porque constróem edificações incríveis baseada em conhecimento científico.

Para a Educação ser melhor valorizada a Ciência deve ser feita, construída e consumida no ambiente escolar.


Vamos nessa?
As inscrições já estão abertas no site AENE, na página do Congresso ou no link acima. Fazer pesquisa não é fácil mas é possível! O curso é apostilado e tem exercícios para serem feitos na hora e já tirar as dúvidas. Vc sai "expert" em projeto de pesquisa-ação (ou seu dinheiro de volta!!!) rs... O público alvo é formado por professores em regência na escola!!!

Prepare-se para implantar AENE em 2011 e mostrar seus resultados no III Simpósio, em um lindo Painel com o nome da sua escola querida!!

Uma 3a-feira deliciosa, pra vc e pra mim!
Embora hj eu vá na dentista....aiaiaiaiaiaiaiai

domingo, 24 de outubro de 2010

Trabalho em equipe

AGIMOS CONFORME A NECESSIDADE

Em 2009 a querida profa. Ester, abaixo, apresentou seu resumo no II Simpósio AENE e me escreveu pedindo o ISSN do Jornal AENE. Ela justificou q era necessário para conseguir pontos na carreira pública docente.

Expliquei q nós não tínhamos...

mas corremos atrás!!!

Daí, ela, gentilmente, agradeceu:

Pra ficar legível:
Bom dia Claudia!
Seus e-mails sempre contêm boas notícias!
O procedimento para pontuação conforme Comunicado 01/CCT/2009 são :
Artigos publicados referente trabalhos realizados em área de interesse da educação, enviar para cadastramento capa, página de rosto com ficha de catalogação nº de ISSN, sumário e conteúdo publicado. Os artigos que configurarem repetição de trabalhos anteriores serão considerados uma única vez. Autor único.
Parabéns por mais esta conquista que confirma seu compromisso com a pesquisa científica e valorização do empenho dos profissionais da educação!


Puxa! Somos mesmo um grupo!
Estamos unidos para crescer, juntos! Sempre!

O Jornal passou à Revista AENE e agora temos ISSN !!

Obrigada Ester, querida!!!
Vc e todos os educadores são nossa razão de ser!
Um bj enorme, agradecido e mto feliz pra tí!

Um domingo ma-ra-vi-lho-so, pra vc e pra mim!

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Educação e valor

A quem interessa desvalorizar os educadores?
Vc acredita mesmo que há um grupo de pessoas de melhor poder aquisitivo interessadas nisso?
"Minar" a auto-estima dos principais profissionais
de um país é destruir a própria nação.

SIm! Educadores são os
principais profissionais pois, como vc já sabe são eles que "formam" médicos, engenheiros, tecnólogos, jornalistas, etc...

Porém, parece q há uma "vergonha geral" em ser educador...
Quem diz não ter esta vergonha parece q tb não chega a "se orgulhar de ser educador".



Será q tudo começou em mil novecentos e bolinhas quando não-educadores iniciaram a reestruturação minimizada de currículos com a desculpa da inclusão? Talvez tenha sido com a melhor das intenções...


Porém, incluir não é "deixar mais fácil" ou "mais raso". Incluir é preparar educadores para conquistarem o interesse dos menos favorecidos pela complexidade do conhecimento. Aí sim, incluí-los. Observe q isso ocorreu há décadas...lá por volta de 1950/1960...

Fica quieto menino!
Salas cheias, confusas, alunos violentos, desamados e hiperativos...
Não estou falando de hj e sim de 1970/1980...qdo aumentaram o número de salas de aulas para "incluir" as classes menos favorecidas... Mais alunos por sala...menos estrutura ...

O problema ficou ainda maior com a simultânea submissão escolar.
Os alunos, reprimidos, aprenderam a não se manifestar.
Sentiram-se acuados e foram obrigados a aprender que
é preciso "agradecer uma oportunidade", como aquela da Educação, pois, se não fosse isto estariam em condição pior.

A questão é que estes alunos reprimidos e aprendizes do "eu não posso ir contra", se tornaram professores e ensinaram o que sabiam: submeter-se e calar-se.
E assim foi-se, geração após geração.

Certamente estes professores foram meus professores, seus professores, e tendo aprendido isso eu e vc nos tornamos professores...que reproduzimos os modelos q aprendemos. Eu e vc perpetuamos o que mais detestamos: a vergonha, a falta de coragem, a humildade excessiva e, graças a tudo isso, jogamos nossa auto-estima no ralo...

...

Hoje não sabemos mais porque sentimos vergonha se o mundo está globalizado, incluídíssimo e aceitando as inúmeras possibilidades de opções. A vida é outra há, pelo menos, uns 100 anos e nem sabemos como lidar com isso tudo de ruim q aprendemos há tantos anos... Há! Vamos observar tb q 100 anos é justamente a idade de mais de 17 mil brasileiros, pelo Censo de 2010... Eu tenho 43 e vc? Quantos anos tem? Como tem usado sua vida para vivê-la melhor? Como vamos "desfrutar" de nossas vidas até chegarmos aos 100 anos de idade??

uiuiuiuiuiui

Veja este trecho do livro de Duda Mendonça, um dos homens de marketing (mkt) mais aclamado no Brasil:



Puxa! E vc? Como faz marketing?
Torna pública as fantásticas ações pedagógicas que cria para acelerar e otimizar o processo ensino-aprendizagem dos seus pupilos ou elas morrem com o final da sua aula?
Com sua publicação ensina as próximas gerações de professores, seus atuais estagiários, à pensarem sobre modelos diferenciados de educação? Ou repete os modelos q aprendeu qdo estava na escola e era um aluno reprimido????

.... talvez a Educação esteja desvalorizada porque os próprios educadores não valorizam as atividades que realizam.... achando sempre q o "ovo da galinha do vizinho" é melhor e maior. Aiaiaiaiaiaiaiaiaiaiai

hummmm....eu vim para conferir e comparar meus ovos...rs...
Por isso escolhi a área da pesquisa!
Um fds fe-no-me-nal. pra vc e pra mim!
Vc mandou um resumo para o Congresso AENE, certo?
Em caso negativo, reflita profundamente e pense se para o III Simpósio vc vai tomar esta atitude e "mostrar o valor da Educação da sua escola"!!
Tb acredito, à exemplo do filme V DE VINGANÇA E ESCRITORES DA LIBERDADE, que é hora de pegarmos um espelho pra ver quem, realmente, precisa dar mais valor a nós, educadores!!! Eu amo vc e tudo o que faço, por isso às preciso abrir meu coraçãozinho apertado...senão, ele vai explodir...

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Educação pública e atitude dos professores

O mundo é feito de ações.



Nem acho a imagem engraçada.
Acho bem triste, pra ser honesta.

O Psicólogo George Barbosa, presidente da Associação Brasileira de Resiliência informou, com todas as letras, que a vergonha é o principal veneno contra a Resiliência...

O q é resiliência?
É a capacidade que todos nós temos de cair, levantar e sacudir a poeira.
É a capacidade que todos nós temos de pegar um limão e fazer uma limonada.
É a capacidade que todos nós temos de mudar a nossa vida.
É a capacidade que todos nós temos de mudar o sistema.

É a capacidade que todos nós temos de fazer melhor, de tentar novamente e de sermos felizes apesar de termos nascido onde nascemos e termos passado pelo q passamos.

A vergonha enfraquece a resiliência.

Vergonha de quë???

Pois, é.

Uma pergunta fantástica de devemos nos fazer todos os dias.

Bem, descobri tudo isso no ano passado qdo percebi q eu estava envergonhada...
Bom, ao saber disso tratei de "resolver meu problema" q, obviamente não vou escancarar aqui...rs...


A idéia é só sugerir a reflexão:
Pare de sentir vergonha e assuma, seja lá o q for!
Se exponha. Dê mais a cara a tapa.
Isso vai gerar emoções incríveis e, no mínimo, vc vai se sentir mais vivo/a.

Qdo meu ex-terapeuta discutiu comigo todas estas coisas pensei:
"nossa! Ele está sugerindo q eu seja sem-vergonha"!!
kkkkkkkkk

Fala sério, vergonha de q???
Isso é bobagem q colocam na cabeça da gente!...rs...


Eu vim pra sentir a vida, e vc?
Uma 6a-feira fantástica, pra vc e pra mim! Ah! É, pois a 5a já acabou...rs..

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Obesidade infantil tratada na escola

POR QUE DEVEMOS PRESTAR
ATENÇÃO NA OBESIDADE INFANTIL?



Dentre outros fatores porque é o período de formação dos tecidos e o pé plano pode passar de uma alteração funcional para uma estrutural. Isso ocorre porque, no início do processo são os tendões e ligamentos que cedem ao peso excessivo mas, se esta obesidade se mantiver o tecido ósseo cresce alterado. Conclusão: altera a forma dos ossos.

Este problema pode ser solucionado se os pais e a própria criança forem orientados adequadamente. O Hospital, os postos de saúde e a clínica médica tratam da doença. A Educação, por meio de seus fenomenais educadores, pode contribuir com a prevenção. Por isso, em unanimidade, a Lei 47.715 veio legalizar tais ações dentro da escola. Leia-a na íntegra no site AENE. É só clicar nesta imagem aqui ou no site.

QUEM ME PASSOU ESTA LEI, q eu desconhecia (!!), foi a fantástica e alerta profa, Miriam Assis, no ano de 2007 qdo era minha aluna (estudioooooosa!!! Affiii!! Delícia de ver!!). Obrigada Mí! É maravilhoso trabalhar em equipe! Em especial qdo a equipe á bárbara!!

Eu vim pra ser feliz enqto trabalho pelo bem de outras pessoas, e vc?
Te esperamos no CONGRESSO AENE!

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Como escrever resumo para o CONGRESSO AENE



ESCREVER É UM PROCESSO árduo sim,
mas traz UM SORRISO fantástico no final!


Se vc clicar nesta imagem vai ler na íntegra a matéria da profa. Lourdes:


Porém, o final é a glória...
A Lourdinha fez o curso AENE,
cuja parte científica está sintetizada nesta OFICINA:




A profa. da foto é a Ana Pens, já ao lado do poster (ou banner) q ela mesma fez após ter seu resumo aprovado no Congresso do CBCE, em 2006. Aqui vc o vê na íntegra:

Mas ele está disponível na página 32 do Livro de Resumos do I Simpósio AENE, realizado em 2007 e disponível no site aene na aba PUBLICAÇÕES. Baixe o PDF, lá, para vc ler melhor!

Abaixo vc vê parte da informação q já está no site:


E aqui está o resumo da profa Bernardi (acima), na pg. 34 do Livro de Resumos de 2007:


Observe que, embora ambas as professoras expliquem que foi feito avaliação do estado de nutrição dos alunos, o fazem de formas diferentes e por pontos de vistas distintos, também! Qdo vc for escrever o seu vai ser uma 3a forma diferente! Somente a estrutura, e talvez o método, seja similar...

Escrever o que e como aconteceu esta avaliação em sua escola é fundamental ESPECIALMENTE PRA VOCÊ, professor/a e educador/a!!! Por quê? Observe a seguir:


Neste slide, da OFICINA sobre escrever resumos, explico que é a pesquisa científica que nos auxilia a construir nosso próprio conhecimento. Fazê-la e explicá-la, por escrito e verbalmente, nos ajuda a nos apropriarmos deste conhecimento de forma cada vez mais profunda. Lembra do analogia q fiz com o quebra-cabeças em posts anteriores? Então, é assim q vamos construindo... individualmente e, juntos, fazemos ampliar a área da Educação e, ao sentirmos maior valor por nós mesmos, em função da nossa conquista pessoal, vamos, coletivamente, colaborando para a Educação ter mais valor e, assim, ser mais valorizada pela sociedade escolar e do entorno!!

É nossa maneira de crescer individualmente e fazer política coletiva, positiva e otimista!
Tá vendo o mocinho da foto?
É o prof. Jeferson Domingues, que já fez o curso AENE sintetizado por duas vezes!! Um docente dedicadíssimo e muuuuuuuuito estudioso! Um dos meus melhores alunos!!!


Ele foi Giz de Ouro em Barueri, neste último ano, graças aos projetos q têm escrito! Ele é da Educação Física!! Fantástico, sim? Parabéns Jefferson!!!

Ah! Quero acrescentar:
PARABÉNS À estas professoras queridas das fotos acima q tb foram minhas alunas e tb fazem parte dos excelentes alunos q tive!!! Sim, pois é a "nata" q publica!!!
Aqueles fantásticos q têm coragem de ir à "campo"mostrar "sua cara"!!! Tarefa difícil!!! por isso tem tantas matérias a respeito desta "coragem necessária de se mostrar", neste blog! pq ser bom e mostrar q é bom é só pra quem sai da média e faz política positiva pela educação!!! Publicar sua prática pedagógica é fazer política em defesa da área da EDUCAÇÃO!!!

Clique na imagem abaixo para ver o sentimento de quem "sai escrevendo" sua prática pedagógica!!! É pura alegraia e contentamento consigo mesmo/a!!!



Obrigada Fá, querida!!! Vc é sempre sensacional!!

Queridos educadores,
precisamos publicar mais!!!


Agora, porque é importante "fazer cursinhos"?

Porque é imprescindível entender "o q se está fazendo"!!!
por exemplo, pq a sequência do resumo é como é?
Resposta:


Para fazer pesquisa é preciso respeitar o que significa ser PESQUISA!
Então, todos os resumos, conforme pedimos nas NORMAS, precisam ter:


Certo? Certo!

Outra coisa, caso vc seja prof. de Educação Física, sua pesquisa se encaixa em "qual parte" da Educação Física? Veja outro slide da OFICINA:


O slide acima sintetiza o cap. 1 de Haffmann e Harris, autores do livo de Cinesiologia q vc vê abaixo e a Natureza da Pesquisa vc encontra em Thomas e Nelson + Sherman, nesta versão atualizada.



Bem, mas vc é de outra matéria e sabe q AENE é tema transversal nos PCNs .. como e onde está esta informação???!!! Uau!!! Qta informação básica q pode ajudar-nos a montar nosso quebra-cabeças, sim?!

Bom, como vc nào participou desta OFICINA


Leia atentamente o conteúdo dos resumos das professoras Bernardini e Pens para identificar como escrever o seu, ok? Qq dúvida me escreva q ajudo! As inscrições dos resumos se encerram em 22/10/10.

Esperamos vc!!
Caso não saiba, os resumos passam por uma comissão científica apenas para checar se estão coerentes com o objetivo do CONGRESSO AENE e se têm característica científica. Assim q for aprovado, vc recebe uma carta de aceite informando o horário e local em que vc deverá apresentar seu poster (ou banner ou painel). Neste caso vc precisará fazê-lo! Mas tb ensinamos, por aqui, ok? Clique na imagem abaixo e leia as explicações detalhadas q postamos aqui para auxiliar neste processo:







Nosso negócio é aproximar quem está "fora da vida acadêmica", e tem um certo desejo de se envolver, de experimentar este "novo mundo". Afinal, de q serve a vida se ficarmos "apenas" olhando da janela??!!

Meu negócio é ir lá para experienciar!! Par por a mào na massa e sentir como é q é!
Vamos, juntos?

Uma 3a-feira mega desbravadora, pra vc e pra mim!

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Educadores e as comemorações!

FELIZ DIA DOS PROFESSORES!!!

Nós aqui acreditamos que dia dos professores é TODO DIA!
Por isso trabalhamos, diáriamente, por melhores condições de ensino e aprendizagem!

Como entendemos que
quem dá presente
quer marcar presença

preparamos um presente especial em 2010:

A GRATUIDADE DO CONGRESSO AENE
em duas das melhores
Universidades Públicas de São Paulo

com os conferencistas que mais apoiaram
a causa AENE e a Educação Física Escolar!!


Pra nós a vida só tem sentido enquanto
realizamos o processo ensino-aprendizagem!


E qto ao presente abstrato, peço a Deus que vc , eu, e todos os Educadores sintam
e reconheçam seu imenso valor para esta sociedade brasileira maravilhosa!!
Afinal, nós Educadores somente seremos reconhecidos e valorizados quando nos reconhecermos e nos valorizarmos, como tais.


Um abraço mto caloroso e festivo neste dia tão magnânimo e feliz!!!

Eu vim pra ser uma professora feliz e contente com o meu trabalho, e vc?
Uma 6a-feira linda e gentil, pra vc e pra mim!!

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

OPINIÃO DE PROFESSORES


AUTO-CONHECIMENTO:

Se expor, mostrar sua opinião,
é a melhor forma de se conhecer pois a pessoa com quem vc fala "te dá um retorno"! Isso é o máximo do "bom da vida" pois nos dá "noção de realidade"!

Aliás, se vc pensa q por aki só recebo flôres e elogios
está redondamente enganado/a:






Você acha q acabou?!?


Puxa!

Como lidar com críticas?

Em primeiro lugar, este é o principal motivo que inibe à todos nós de agirmos:
O MEDO DA DE SER CRITICADO/A.

Não quero, nem de longe, quero dizer q ao me expor
"não tenho medo de ser criticada". Claro q tenho! Pois dói enxergamos as próprias falhas...
Mas tenho q ter humildade suficiente para aprender com elas!

Uma primeira aprendizagem q obtive de ambas é que o público a quem me dirijo tem um nível maior e melhor do que penso! Uau!! Um conhecimento de base que preciso considerar!! O que é o máximo!! Sim? Pois isso só confirma que Educadores são pessoas conhecedoras! Seja de sua própria área seja das diversas áreas necessárias ao saber docente!! E criticar demanda conhecimento pois "reclamar" não resolve. É preciso se posicionar! Dar exemplos, apontar com clareza!

Porém, o que me salta aos olhos é a coragem destes dois professores de manifestarem-se abertamente!! Isso é lindo!!! Fiquei absolutamente feliz com ambos!!! Mto obrigada!!! Pois vcs foram, no fundo, gentis comigo ao me alertar qto a minha maneira de "me expor no mundo"!

Pois é, só melhoramos à partir da crítica!!!
Q o trabalho AENE é bom, sem sombras de dúvidas está evidente, mas é com a exigência dos participantes que crescemos no nível de oferecimento construído por aki!!
Qdo um participante exige, criticando, o mínimo que o recebedor deve fazer é melhorar o atendimento oferecido! Inúmeras questões públicas não melhoram pq o povo não se manifesta!! Precisamos de pessoas críticas sim!! É a melhor maneira de mudarmos!! Pra melhor, sempre!!

Uau!!! Isso tudo é ma-ra-vi-lho-so!!!
Obrigada novamente!


Claro q dói! Mas passa!
E a gente cresce. Juntos. O crítico e o criticado.
Este tb é um dos papéis dos líderes: orientar e re-orientar o caminho a ser seguido! Os professores são líderes!! Somos nós que traçamos caminhos!

Eu, particularmente, preciso e gosto de críticas!
Já cheguei a "conviver com o inimigo" exatamente para me conhecer melhor...rs...
Tudo vale muuuuuuuuuito a pena!


Queridos professores que escreveram estes mails: muitíssimo obrigada por investirem o precioso tempo de vcs para colaborar conosco!! Desejamos surpreendê-los positivamente, mto em breve! Pois suas críticas muito enobrecem nosso trabalho!!

Obrigada mil vezes!!

O primeiro mail foi um desafio delicioso para discutirmos um assunto rebuscado e, pelo conteúdo trazido pelo professor (que aqui vou denominar carinhosamente de "Zé"), vcs percebem que ele tem vasto conhecimento pois une diferentes contextos. Tenho buscado tempo para responder, mas quero fazê-lo didaticamente e aproveitando o conteúdo para trazê-lo aos leitores deste blog pois penso q cada tema transborda informação e, se não me engano, o Zé nào vai deixar passar em branco uma linha do q eu vier a escrever!! rs... O q é ma-ra-vi-lho-so!! Pois vcs poderão ler um debate, no mínimo, interessante! De um conteúdo q particularmente a-d-o-r-o!

Afinal, nossa área precisa taaaaaannnnnntooo de cabeças pensantes como a destes professores q eu fico encantada com a magnitude da interferência deles nesta proposta!!

Obrigada, obrigada, milhões de vezes obrigada!!

Conhecer pessoas e seus pensamentos é um dos principais fatores q me movem!
Obrigada por compartilharem suas críticas e não as esbravejarem veladamente!

A verdade, sempre! Doa o qto doer...

E eu, Pollyanna, gosto muito de fazer limonada a partir de limões...rs..
Resiliência, em outros termos...

Um feriado absolutamente feliz, pra vc e pra mim!

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Como escrever resumo da pesquisa-ação AENE?



SE VC É UM/A LEITOR/A ATENTO/A
VIU QUE NA PÁGINA 14:


tem uma explicação breve sobre
como "escrever seu resumo gratuitamente"



Então, vc entra no site AENE e clica em pubicações para baixar,
em PDF, o livro de Resumos do I Simpósio AENE:




Depois, vc clica no blog e, lá, clica na imagem da Revista AENE para entrar na página em que tem as edições anteriores e vai até novembro para baixar,
em PDF, o livro de Resumos do II Simpósio AENE:



Depois disso feito, leia atentamente todos os resumos e identifique
que eles têm, exatamente, a sequência de conteúdo exigida nas normas:

Daí, inspire-se profundamente neles e escreva o seu!!
Um resumo que conte como foi feito o processo na SUA ESCOLA!!

É imprescindível que haja um "namoro" com o texto!!!
Sim, pois embora seja uma escrita técnica, sisuda, tem que evidenciar a qualidade e o carinho do seu trabalho! O benefício oferecido aos avaliados!!

É o momento de vc "comunicar" como trabalha e quanto se empenha para fazer um bom serviço!! Nós vamos adooooorar ler seu resumo! Aliás, todos que estiverem CONECTADOS, pois vai passar simultaneamente pela internet!!!


Avise os amigos e familiares! Eles poderão te assistir e, depois, aplaudir!!
Vamos! Aproveite o feriado e "se debruce" no seu texto!

Ah! É importantíssimo pedir para uma professora de português corrigir a gramática e uma de matemática para corrigir a proporcionalidade das tabelas de frequência. Se possível, ofereça a eles/as a co-autoria do trabalho!! Uma escola bem representada por seus educadores é muito mais do que uma instituição de ensino!

Sucesso!
Estamos esperando "sua obra de arte"!

aiaiaiaiaiaiaiaiai vou ler com muuuuuuuuito amor todos eles!!!
Uma 4a-feira mega feliz, pra vc e pra mim!

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Obesidade e desnutrição são alterações sérias

PESQUISADORES EM TODO O MUNDO AVALIAM
O ESTADO NUTRICIONAL DOS MENORES




JUSTAMENTE PELA RELEVÂNCIA DO ASSUNTO PARA TODA SOCIEDADE!


Recebi este mail hj cedo, de um médico mto amigo q conhece o AENE:

Observe que as informações do texto não refletem um resumo científico e, sim jornalístico:

Também é interessante observar que é uma equipe externa à instituição
que realiza a avaliação semestralmente,

E é justamente esta a diferença entre os inúmeros projetos e a Pesquisa-ação AENE:

POIS AQUI SÃO OS EDUCADORES QUE AVALIAM OS MENORES (e seus pais, qdo é o caso) JUSTAMENTE PARA SIGNIFICAR ESTA AVALIAÇÃO E ENSINAR CONTEÚDO ESCOLAR RELACIONADO A CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DE FORMA QUE VENHA À INTERFERIR NO ESTILO DE VIDA DELES!!!

No AENE entendemos que os educadores estão diariamente, ou quase, com os escolares e podem explicar dúvidas, oferecer orientações precisas e auxiliar, carinhosamente, no progresso e melhora do quadro observado que é necessariamente lento.

Professor/a, parabéns
por seu trabalho diferenciado!!!

Aliás, vc tem encontrado os mesmos resultados em sua escola? 6 e 4% de alterações???

Então, vamos mostrar à quantas anda esta pesquisa com seus alunos?!
Quem sabe vc "não sai em uma entrevista" no jornal?

Uma 3a-feira maravilhosa, pra vc e pra mim!

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

PEFEs que aprendem

COMO ESCREVER UM
RESUMO CIENTÍFICO?



Esta é a parte mais simples após ter aplicado o projeto de pesquisa pois é um RESUMO de tudo o que foi feito.

Observe que para escrever um projeto de pesquisa o/a autor/a precisa aprender como fazer e aplicar a sistematização necessária para que um projeto seja, mesmo, científico.
Porém, como inúmeras vezes este conteúdo não ficou claro na graduação (pra isso serve o TCC) e outras tantas vezes NEM na PÓS-GRADUAÇÃO, é preciso buscar mais conhecimento!

Adquirir conhecimento é como
montar um quebra-cabeças (QC)!!

Cada informação que compreendemos se une ao que já temos...
(clique na imagem para ver esta matéria).




Por isso a OFICINA COMO ESCREVER RESUMO CIENTÍFICO é essencial
na sua formação de educador/a-pesquisador/a,
pois agrega conhecimento sobre produção e consumo de pesquisa!

Se você já fez esta OFICINA e não produziu seu resumo é porque ainda falta informação e será necessário fazê-la novamente!!! Sim, pois o conhecimento é adquirido em partes:

Você já passou pela experiência de montar um QC de 1000 peças?

Imagine que vc esteja mesmo montando um mega QB e perceba: às vezes nào reconhecemos as peças disponíveis... E só pegamos a pecinha que "achamos" q combina com o que já temos montado. Assim é tb com o conhecimento! O q vc adquiriu na oficina anterior foi o que "combinava" com o conhecimento "que vc já tinha". Agora, que ele ficou sedimentado em vc, está na hora de adquirir mais um pouquinho...


Há tb uma outra condição:
observe que na imagem acima há partes menores do TODO que estão sendo montadas "à parte" (em separado), do maior. Isso tb acontece com nosso conhecimento. Recebemos uma informação que "não se encaixa"e fica guardada. Mais dia, qdo menos esperamos, dá um click, um insight, e a informação se "encaixa" perfeitamente!!! Qdo isso ocorre dizemos: "faz sentido"!!! rs.. Em geral isso ocorre qdo "achamos" uma pecinha que liga este conhecimento menor ao TODO do nosso "cabedal"!!

Então! Inscreva-se para a OFICINA e escreva o Resumo da sua Escola! Da sua turma e continue a dar valor e significado ao seu árduo trabalho!!
É pela internet e tem diferentes horários!
Invista em vc!!!
Se vc já tem os dados (o peso e a estatura dos seus alunos)
têm a principal parte de um resumo: OS RESULTADOS!!

Agora falta concluir o que vc entendeu/aprendeu com isso!
Vamos discutir este assunto?!
É uma excelente base para vc estruturar seu planejamento para 2011!

Espero por vc! Vamos, juntos, respirar os ares da ciência e contribuir de maneira fundamental para a área da Educação!! Afinal, só se produz tecnologia com ciência!!

Para tanto, é preciso mesmo, quebrar a cabeça!!! eheheheheh

Um abraço científico, pra vc e pra mim!!
Ps. a Educação e a sociedade precisam de vc!